Uma das experiências mais impactantes da viagem à Noruega foi o jantar na fazenda Kvitnes Gard, do premiado chef Halvar Ellingsen (que já atuou em restaurantes com estrela Michelin em Oslo). A proposta é ter apenas ingredientes produzidos na própria fazenda ou em seus arredores. Ervas, vegetais e a maioria dos animais são dali. Foram nada menos que 15 pratos, todos com muita técnica e sabores únicos. Alguns adorei, outros estranhei. A certeza é que foi um daqueles jantares para guardar na memória!
Alguns pratos do Kvitnes Gard
Entre os pratos do menu, um exótico coração de rena com caldo de alce, que abriu a refeição. Mas vale lembrar especialmente da Bochecha de bacalhau com salsa de broto de samambaia, picles e cevadinha crocante. E do Lombo de bacalhau fresco com creme de mandioca, sagu de tapioca. Meu preferido, prato incrível, cheio de sabores e texturas. E teve ainda Língua de bacalhau fresco com creme de ovos, lardo e botarga. Delicioso!
As sobremesas também foram incríveis: sorvete de porcini, toffee de alho negro e telha de cogumelo. Perfeito e inesperado. E para terminar, uma inesperada Panqueca de sangue de ovelha, merengue de iogurte de leite de cabra, que fechou o menu com coerência.
A casa centenária que abriga o restaurante e a pousada levou seis anos para ser reformada. Para reservar um jantar lá, são de dois a três meses de fila de espera. Toda refeição é harmonizada com bebidas como cidra norueguesa, cervejas locais ou ótimos vinhos europeus . Para entrar, deixa-se os sapatos na entrada e veste-se uma meia grossa, disponível numa cesta. Em frente à lareira, servem vinhos e drinks. Cenário perfeito para uma noite na Noruega!
Uma curiosidade: quase não conseguimos chegar à fazenda Kvitnes Gard. Uma avalanche de neve bloqueou a estrada. A opção foi seguir em uma barca e aproveitamos uma paisagem incrível para chegar a até lá.
Veja mais sobre o restaurante na fazenda aqui.
- A jornalista viajou a convite de Bacalhau da Noruega – Norway Sea Food – em março de 2023.
- Veja mais sobre essas viagem aqui