O ranking EXAME Casual 2023 coroou pela segunda vez consecutiva o Tan Tan, de São Paulo (SP), do chef Thiago Bañares, como o melhor bar do Brasil. O estabelecimento ocupa a 62ª posição na lista do World’s 50 Best Bars Awards 2022, que celebra os melhores bares do mundo, e está listado entre os dez melhores bares de coquetéis e restaurantes no prêmio regional da Tales of the Cocktail Foundation.
Mas a lista, divulgado na quarta-feira (25), surpreendeu os amantes da vida boêmia de Curitiba. Dos 100 lugares eleitos, 9 estabelecimentos curitibanos ganharam destaque. No 26º lugar está o Ponto Gin, com carta de drinques assinada por Gabriel Bueno, bartender semifinalista no World Class Brasil 2020/21 e finalista em 2022. Já na 32ª posição, um speakeasy em que o endereço só é revelado durante a reserva, o Continental, sob comando do bartender Igor Bispo.
Empatados na 42ª posição, estão as casas Ginger – onde há desde apresentações circenses com tecido até receitas autorais; Jaguara – criado pelo bartender Gabriel Figueira, que tem como identidade as receitas com vinho Jerez; e o Mykola – bar de cardápio diversificado, que oferece desde a tradicional caipirinha até coquetéis autorais.
Para fechar a lista de estabelecimentos curitibanos eleitos, encontram-se juntos no 60º lugar os bares Anaña – que se destaca graças à sua decoração singular e seção de coquetéis frutados; o Balbino & Martins – um bar de vinhos onde os clientes são convidados a escolher seus rótulos diretamente da adega gerenciada por Guilherme Balbino, eleito o melhor sommelier do Paraná; o Lemi – gastrobar inspirado na fusão de influências dos izakayas japoneses e dos bares de tapas espanhóis, comandada pelo ex-MasterChef Eduardo Richard; e o Sambiquira – bar do empresário Beto Madalosso, da família do célebre restaurante Madalosso, que oferece todo o espírito de boteco raiz, mas com a qualidade exigida para ocupar uma lista de melhores bares.