A Carne de Onça é uma receita curitibana inspirada no hackepeter alemão. Em comparação com o original, é mais simples, leva menos tempero e fica pronta rapidinho. A carne de onça (que não é de onça, é bovina!) é servida na maioria dos bares e botecos da cidade e tem até um festival gastronômico próprio. Por conta disso, ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba.
Confira a receita do Comer e Curtir e faça em casa!
Receita de Carne de Onça
2 fatias de broa de centeio (ou similar)
200g de patinho moído (importante ser uma carne muito fresca e sem gordura)
1 cebola bem picadinha
4 colheres de sopa de cebolinha verde picadinha
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora
Azeita extra virgem à gosto
Mostarda escura para acompanhar
Modo de fazer:
Deixe a cebola de molho em água bem gelada por cerca de meia hora, para tirar o sabor ardido. Regue a broa com um fio de azeite e um pouco de sal, isso ajuda a dar sabor. Por cima, espalhe a carne moída crua. Cubra com a cebola picadinha. Sobre cebola, espalhe a cebolinha. Para finalizar, tempere com sal, pimenta do reino e finalize com azeite extra virgem de boa qualidade.
E pronto! Acompanhe a carne de onça com mostarda escura à vontade e uma bebida bem gelada – eu recomendo chopp ou cerveja!
Dica: a receita de carne de onça original é com cebola branca, mas eu prefiro fazer com cebola roxa, pois acho mais saborosa.
- Esta receita de Carne de Onça serve duas porções.

Veja mais receitas aqui.
Veja dicas de lugares para comer carne de onça em Curitiba aqui
Novidades de gastronomia em Curitiba aqui.