PUBLICIDADEspot_img

Já está no INPI o pedido de Indicação Geográfica da Carne de Onça de Curitiba

PUBLICIDADEspot_img

A receita é simples, mas o sabor é inigualável. Broa com carne bovina magra moída, cebola branca e cebolinha verde picadinhas, temperadas com azeite extravirgem, sal e pimenta do reino. Dos frequentadores de boteco até os restaurantes mais refinados, gente do mundo inteiro, quando vem a Curitiba, quer provar a famosa Carne de Onça.

Só que agora, além de ser famosa na capital do Paraná, a iguaria já tem relevância internacional. Pois recentemente entrou para o ranking dos 10 melhores pratos de carne crua do mundo.

Por ter fama e fazer parte da cultura e história de Curitiba, a Carne de Onça de Curitiba teve pedido de reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) protocolado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na modalidade Indicação de Procedência. A busca pelo reconhecimento se tornou notória devido a importância da localidade na produção desse produto específico, valorizando suas tradições, história e cultura.

O presidente da Associação Amigos da Onça, Sérgio Medeiros, criador do Festival de Carne de Onça e de vários outros festivais gastronômicos através de sua empresa, a Curitiba Honesta, está empolgado com o pedido de reconhecimento de IG para o prato “queridinho” dos curitibanos e de tantos turistas que frequentam a Capital. “Um dos maiores benefícios da IG para a Carne de Onça é a proteção do prato enquanto patrimônio de Curitiba, reconhecimento mundial do único prato típico de Curitiba. E, também, a implementação do turismo no comércio local de bares e restaurantes”, destacou.

O INPI tem até dois anos para examinar a documentação e determinar a concessão da IG.

 

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

Leia também

PUBLICIDADEspot_img

Compartilhe

PUBLICIDADEspot_img

As mais lidas