Faz 25 anos que os amigos de infância Sidnei Sionek e Marcelo Toshio abriram o bar Jabuti, num imóvel da família do primeiro. Nesse período, o local tornou-se ponto de encontro do bairro, com cerveja gelada, porções apetitosas e uma feijoada de sábado que tem fila de espera. Estive com eles comemorando a data e degustando alguns dos pratos saborosos da casa.
Minhas sugestões: não deixe de experimentar o Tronquinho de cupim (croquete de cupim desfiado, empanado na panko), receita adaptada da família do Toshio. É crocante por fora, cremoso e bem temperado por dentro. Tem ainda o Bolinho de costela, também ótimo, a deliciosa Carne de onça (receita original, preparada desde a inauguração) e o sanduíche aberto de mignon, todos clássicos da casa. Nos almoços de sábado, buffet livre de feijoada com MPB ao vivo: 64,90 por pessoa. Além da cerveja sempre bem gelada, as cachaças ajudaram a popularizar o Jabuti, entre elas as licorosas de banana e de jabuticaba.
O ambiente é amplo e a frequência é bem familiar. É possível aproveitar a noite com muita tranquilidade.
História
Amigos desde a catequese, Sidnei Sionek e Marcelo Toshio inauguraram uma casa de festas em 1997, batizada de Peixe Cachorro. Depois de dois anos, com a experiência conquistada nos eventos, a ideia de abrir um bar vingou. Procurando um ponto, lembraram do imóvel dos pais de Sionek, que tinha sido construído para abrigar um armazém que nunca chegou a existir. Virou o Jabuti, batizado em homenagem aos animais que vagavam pelo quintal da família. Toda a história está repleta da ajuda de pais, amigos, namoradas (hoje esposas), tios e primos. Cada um colaborando com o que sabia. Daí o alto astral do lugar, feito para reunir gente boa.
O Jabuti fica na rua Professor Assis Gonçalves, 1506, Água Verde. Fone 41 3229-5054.