A abertura do PBFW Edição Talks 2025 foi marcada por dois paineis que exploraram temas cruciais para o universo da moda. “Como construir uma identidade na moda” reuniu Susana Barbosa, publisher e diretora editorial da ELLE Brasil, e Ali Santos, editora digital da mesma revista, em um debate sobre os desafios e estratégias para a construção de uma imagem autêntica, mediado por Dani Brito. Em seguida, Priscila Monteiro, executiva de comunicação com vasta experiência no mercado de luxo, e Sylvain Justum, diretor da Forbes Life Fashion, discutiram as “Transformações do luxo na era digital”, abordando as adaptações do setor ao ambiente online, com mediação de Laís Machado.
“Hoje, o luxo está na experiência de um café, grifado, da Prada, por exemplo”, exemplificou Justum, durante o painel. “Nos afastamos um pouco da relação do luxo exclusivamente a produto: experiência de compra é essencial. Não só pelo produto, mas pelos sentimentos envolvidos. São esses momentos que fidelizam o cliente”.
“Luxo é a narrativa, o storytelling que a gente se vê envolvido por aquilo e embarca nessas histórias que estão aí há tantos anos”, complementou Priscila, que ponderou sobre as diversas formas de comunicação no digital: “marcas como Louis Vuitton e Gucci têm uma narrativa e uma história tão rica que não podem colocar todos os ovos em uma única cesta. Precisam continuar contando suas belas histórias de uma forma adequada e correta em diversas plataformas”.
Macrotendências e o futuro da moda fecham a edição
O segundo e último dia do Talks trouxe à tona a importância das narrativas digitais e as tendências que moldam o futuro da moda. Luiza Brasil, jornalista e criadora de conteúdo, e Verena Figueiredo, embaixadora da Chanel no Brasil, compartilharam suas experiências na criação de conteúdo digital relevante e envolvente no painel “Construindo narrativas digitais relevantes”, mediado por Laís Machado. Para encerrar o evento, Jorge Grimberg, especialista em tendências, apresentou um panorama das “Macrotendências para 2026”, abordando o cenário macroeconômico, os desafios profissionais, os novos formatos de consumo e o impacto da tecnologia.
“Hoje, eu penso muito em uma narrativa que deixe um impacto positivo no mundo”, refletiu Verena. “O que eu deixo de mensagem e como aproveitei meus privilégios pra impactar a sociedade de uma forma positiva? Tem vários níveis e acho que é uma questão muito importante. O legado positivo é uma coisa que edifica coletivamente”.
Luiza Brasil foi na mesma linha e aconselhou sobre a necessidade de um tempo focado em wellness e na vida offline. “Passear pelo Pátio Batel, ver e falar com as pessoas…a inspiração tá no papel, tá no digital, tá no analógico… é onde eu adquiro repertório cultural genuíno para criar senso crítico para o que eu faço”, disse a jornalista e influencer.
Já para Jorge Grimberg, o wellness é justamente a maior tendência para 2025. Em uma palestra de 1h de conteúdo repleta de insights, dados e reflexões, ele trouxe ao público do PBFW Edição Talks um encerramento memorável para as pessoas presentes.
“Wellness é a nova moda. Hoje, vemos marcas como Dior associando essa ideia em eventos como retiros em Aspen. Amor é a métrica do futuro”, afirmou. “Tudo começa com uma história: quais narrativas você tá absorvendo hoje e quais histórias você está contando e pra quem. É essa conexão humana e a intimidade que vão ditar o futuro”.
Expectativa do segundo semestre cresce com desfiles do PBFW 2025
O sucesso do PBFW Edição Talks 2025 elevou a ansiedade dos presentes para o PBFW 2025, que ocorre nos dias 27 e 28 de agosto. O evento promete reunir as principais marcas nacionais e internacionais, apresentando as tendências para a próxima temporada em um espetáculo de criatividade e inovação. “Essa é a consolidação de dois momentos do Pátio na moda: no primeiro semestre, com o Talks, e no segundo, com o PBFW, que tradicionalmente ocorre no fim de agosto, desfile já consagrado de marcas nacionais e internacionais”, finalizou Camila Fleischfresser.
Sobre o Pátio Batel
Entretenimento, cultura, lazer e compras em um local singular de Curitiba. O Pátio Batel é o único shopping do segmento luxo do Sul do Brasil, contando com aproximadamente 190 estabelecimentos, sendo 71 lojas exclusivas, como Prada, Burberry, Gucci, Hugo Boss, Louis Vuitton e Tiffany & Co. Em seus 11 anos de história, a marca Pátio Batel se posiciona como “única em todos os sentidos”: um espaço para ser acolhido em uma experiência de bem-estar, moda e luxo.
https://www.instagram.com/patiobatel/
Leia mais sobre moda e beleza aqui.