7 bares pra comer Carne de Onça, o tradicional petisco curitibano

A carne de onça, que é a cara de Curitiba, logo deve receber a Indicação Geográfica

 

Não, ela não é feita de onça. Mas é muito conhecida por essas bandas, é só perguntar pra qualquer pessoa na rua em Curitiba, que no mínimo ela já ouviu falar. O petisco se tornou a cara da cidade, e hoje é possível encontrar essa iguaria no cardápio de diversos bares, com receitas variadas.

O prato leva carne moída crua (tradicionalmente, patinho), temperada com cebola branca e cebolinha, e servida sobre uma fatia de broa de centeio. Essa é a receita tradicional, que está para receber a Indicação Geográfica de Carne de Onça de Curitiba.

Mas não falta criatividade nos bares – é possível encontrar o petisco incluindo gema de ovo, conhaque, banana da terra, servido dentro de canudinho… Tem tanta variedade que anualmente acontece o Festival da Carne de Onça em vários bares da cidade, cada um com uma receita diferente.

 

Mas afinal,  por que “de Onça”?

Conta a história que na década de 40, quando o time de futebol Britânia ganhava um campeonato, ia comemorar na Toca do Tatu. Lá o dono do bar servia pra galera uma carne moída crua sobre uma broa, com cebola e cebolinha. Um dia alguém do time reclamou que ele sempre servia aquela carne crua, que nem onça comia – daí surgiu o famoso nome do prato.

E há boatos de que ela tem esse nome porque quem come, fica com aquele bafo de onça.

 

Dica de 7 bares pra provar essa delícia

Gastbier Brewpub:

O Gastbier é um bar e cervejaria artesanal na Mateus Leme, que abriu há pouco tempo. Eles produzem suas próprias cervejas lá mesmo, e já tiveram até chopps premiados. Aliás, vale muito a pena trocar uma ideia com o Gastão, o cervejeiro dono do bar, tem muita história boa pra contar. Quem comanda a cozinha é a Lu, esposa dele, que manda bem demais. Na carne de onça do Gastbier você não vê a cebola branca, mas ela está lá, bem trituradinha e marinada junto com a carne. O sabor fica mais suave, e o temperinho que eles usam é uma delícia. Ali você nem fica com bafo de onça, não!

Gastbier – R. Mateus Leme, 2148, Centro Cívico

Carne de onça do Gastbier Brewpub

Jabuti Bar:

O Jabuti é um bar bem tradicional no Água Verde – quando abriu, há 25 anos, praticamente só tinha casas em volta. Se hoje o bairro se tornou tão boêmio, com certeza deve muito ao Jabuti. E a história dos sócios Marcelo e Sidney, ao longo desses 25 anos, é ótima, rende altos papos na mesa do boteco. O bar é bem gostoso, daqueles onde você se sente em casa. Tem vários drinks autorais no cardápio (incluindo várias opções de mocktail, sem álcool) e aquele chopp geladinho. Aos sábados tem feijoada com MPB. A carne de onça deles segue a receita tradicional, e é muito saborosa – vem acompanhada de mostarda escura, azeite e limão, pra dar aquele toque final.

Jabuti – R. Prof Assis Gonçalves, 1506, Água Verde

Carne de onça do Jabuti Bar

Quitutto Gastropub:

O Quitutto também fica no Água Verde, pertinho do Jabuti. O bar não é tão antigo quanto o anterior, mas já criou uma clientela fiel. O carro chefe do Quitutto são as carnes, eles têm ótimas opções no cardápio, tanto para beliscar como para uma refeição completa. E a carne de onça deles já foi premiada no concurso Prêmio Bom Gourmet – não preciso nem falar como é boa, né. Antes eles até serviam também uma variação com carne de porco, mas atualmente é a tradicional que faz parte do cardápio e sucesso com a galera.

Quitutto – Av. Dos Estados, 481, Água Verde

Carne de onça do Quitutto Gastropub

Bar Canabenta:

O Canabenta é daqueles bares onde você entra e não quer mais sair. O bar tem uma decoração linda cheia de objetos antigos, e sempre rola música ao vivo por lá, variando principalmente entre mpb, pagode e sertanejo. O cardápio é super variado, com muitas comidas boas – se estiver em várias pessoas, compensa pedir a Torre de Petiscos, que como se pode imaginar, é muito bem servida. O rollmops, conserva clássica botequeira, é outra boa pedida por lá – rolam até concursos pra ver quem come mais rollmops! E, claro, não deixe de provar a deliciosa carne de onça, feita com a receita tradicional.

Canabenta R. Itupava, 1431, Hugo Lange

 

Bar do Alemão:

o Bar do Alemão é um dos bares mais tradicionais de Curitiba, com mais de quarenta anos de história. Fica no coração do Largo da Ordem e é parada quase obrigatória pra quem visita o centro histórico da cidade. O bar é bem grande, cabem mais de 700 pessoas sentadas, e mesmo assim, lota (chegue cedo!). O submarino (caneco de chopp servido com um canequinho com steinhaeger dentro) é a bebida mais famosa do bar, ainda mais porque você pode levar a canequinha como um souvenir “Honestamente roubado do Bar do Alemão”. A carne de onça deles é um dos pratos mais pedidos, mas a dica é aproveitar o Prato Alemão: um combo onde vem carne de onça, salsichão branco e vermelho, sandubinha de linguiça blumenau e fritas.

Bar do Alemão – R. Dr. Claudino dos Santos, 63, Centro Histórico

 

Mercearia Fantinato:

a Mercearia Fantinato é outro bar bem tradicional em Curitiba, da década de 50. Como o nome já diz, no início era uma mercearia, que com o tempo se transformou em bar. A decoração mantém os objetos antigos tradicionais de uma mercearia, além de outros objetos de coleção. O bar costuma encher, então é bom chegar cedo. Pra beber, uma boa cerveja de garrafa; e pra comer, o carro chefe da casa, a carne de onça. O destaque da Mercearia Fantinato é que eles preparam a carne de onça na mesa, é um show a parte! É muito gostoso assistir a eles preparando a iguaria, com uma agilidade e maestria que chamam a atenção.

Mercearia Fantinato – R. Mateus Leme, 2553, Bom Retiro

 

Maia Box:

o Maia não é exatamente um bar, mas é um local que merece muito fazer parte dessa listinha. É um box no Mercado Municipal de Curitiba, que já é bem tradicional no Mercadão. Fica na parte de cima, mas separado da Praça de Alimentação – o que é ótimo, porque o lugar tem um charme todo especial, decorado com recadinhos e plantas. O carro chefe da Maia é o tradicional Sanduíche de Mortadela, que ela já serve há mais de vinte anos no Mercado, mas a Carne de Onça é outra pedida imperdível por lá, muito saborosa e suave. Ela também tem a Carne de Urso, feita com linguiça Blumenau. A dica é aproveitar tua próxima visita ao Mercado Municipal pra conhecer as delícias que a Maia serve, acompanhadas de um choppinho.

Maia Box – Mercado Municipal (box no piso superior): Av. Sete de Setembro, 1865, Centro

Carne de onça da Maia Box

Tem muito mais bares em Curitiba que servem a carne de onça, claro. No Tour de Boteco, passeio por bares de Curitiba que organizo há 8 anos, vários bares servem a carne de onça pra quem está participando do tour – e alguns deles fazem parte dessa lista.

Qual bar serve a tua carne de onça preferida?

Veja aqui mais sobre o Tour de Boteco

PAPO DE BOTECO
PAPO DE BOTECO

Carol Moreno é publicitária e organiza há 8 anos o Tour de Boteco, passeio por bares de Curitiba que já levou 3 mil pessoas para conhecer mais de 100 bares da cidade. Já viajou de mochilão para 51 países, edita o blog de viagem Mochilão Trips e é apaixonada por cerveja artesanal.

* Todo o teor textual e de imagens publicados nesta coluna são responsabilidade deste colunista.

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

Leia também

PUBLICIDADEspot_img

Compartilhe