5 bares pra comer comida mexicana em Curitiba

Bares e restaurantes com ótimas opções de comida mexicana em Curitiba

Bateu aquela vontade de comer um nacho, um taco, um burrito? Tem vários locais que servem comida mexicana em Curitiba – e alguns deles vão te surpreender, indo além desses clássicos petiscos mexicanos.

As comidinhas, claro, costumam ser adaptadas para o paladar brasileiro – se você viajar para o México, vai ver que lá é tudo muito mais apimentado do que por aqui. Mas nada impede você de pedir pra darem aquela apimentada no teu prato 😉

Em 2023 passei quase dois meses viajando pelo México, e descobri muita coisa diferente sobre a gastronomia de lá, especialmente a comida de rua. E algo que chamou muito a atenção foi como a gastronomia varia muito em cada estado, e que muitos pratos que servimos aqui são bem diferentes do que o pessoal costuma comer por lá. Mas bora falar sobre as opções deliciosas que temos em Curitiba.

Os primeiros três aqui da lista são locais com estilo comida de rua mexicana, pequenos mas bem autênticos – os proprietários são mexicanos mesmo. Os outros dois da lista já são bem tradicionais em Curitiba, maiores, com mais estrutura, bem gostosos também.

Antojitos Mexicanos (foto: Carol Moreno)

 

LA CHINGONA

O La Chingona é daqueles lugares pequenos e aconchegantes, com decoração linda e muita comida boa. Eles se definem como “Cozinha Livre” – a Elizabeth, proprietária, é mexicana, e seu marido, Carlos, é peruano (e os dois são uns queridos, super simpáticos). O cardápio do La Chingona, enxuto, tem pratos que tem só alguns dias da semana, e, claro, passeia entre a culinária mexicana e a peruana.

Os tacos são feitos com tortillas de milho – lá no México muitas vezes os lugares não serviam tortillas artesanais, faz muita diferença no sabor do taco (e acho muito mais gostosas as de milho que as de trigo). Peça para provar o molhinho de pimenta caseiro, feito no estilo mexicano mesmo (ou seja, forteee).

Além dos tacos, o cardápio tem opções diferentes como Cochinita Pibil (tradicional na península de Yucantán), concha (pão doce tradiconal mexicano), flautas, ceviche e lomo saltado (peruanos), michelada e pisco sour (bebidas tradicionais do México e Peru, respectivamente). O La Chingona só abre para almoço: de terça à domingo, das 10h30 às 16h.

Aliás, “Chingon” ou “Chingona” é uma pessoa que é muito boa naquilo que faz – que é o caso da chef Beth e do chef Carlos, que arrasam nas comidinhas 😉

La Chingona: Al Júlia da Costa, 93, São Francisco – @la.chingona23

 

PINCHES TACOS

Esse é um local novíssimo, que abriu há alguns meses, e que tem foco na comida de rua – me senti de novo no México, comendo as comidinhas de rua de lá! É a melhor definição do simples bem feito, sem luxo nem frescura, mas com muito sabor e personalidade. Nada daquelas coisas instagramáveis 😉

O Pinches fica onde era o antigo Colarinho, no Água Verde. Espaço pequeno, com pinturas nas paredes, balcão com molhos de pimenta com diferentes níveis de ardência, pra você se servir. Uma verdadeira taqueria mexicana. O chef de cozinha e proprietário, Enrique, é da Cidade do México, e abriu o bar com sua esposa brasileira, Karen, pra matar as saudades da comida mexicana. Além do bar, eles também têm uma tortilheria artesanal – aliás, fornecem tortilha pra vários locais de Curitiba. A tortilha de milho artesanal deles faz toda a diferença no sabor dos pratos!

Tudo lá é uma delícia, a começar pelos totopos com guacamole. Tem tacos, burritos, tacos dorados, quesadillas, tortas (que são sanduíches), a verdadeira michelada (que é uma cerveja temperada com sal, pimenta, molho inglês, suco de tomate e outros temperos)… E tem até sobremesa típica mexicana, tudo a preços super honestos.

A propósito, “Pinche” é uma gíria muito usada no México (se você assistiu a Narcos, no mames, com certeza ouviu isso umas quinhentas vezes haha) – não tem uma tradução exata no Brasil, mas assim como muitas gírias nossas, é usada pra reforçar uma expressão (seria algo como maldito).

Pinches Tacos: R. Brasílio Itiberê, 3642, Água Verde – @pinchestacoscwb

 

ANTOJITOS MEXICANOS

O Antojitos é um bar e restaurante Mexicano focado na comida de rua, aberto desde 2020. O lugar é super gostoso, e o cardápio é bem variado, fiquei impressionada com a quantidade de opções – e em datas especiais, como o 15/set (Independência do México) ou Día de Muertos (1/nov), eles criam um cardápio especial só para o evento.

O chef e proprietário, Omar Lucas, é mexicano e tem experiência de 30 anos trabalhando em restaurantes de diferentes países, e é bem gente fina. Ele abriu o Antojitos com a ideia de oferecer comidinha mexicana feita manualmente, como sua mãe fazia.

Fomos lá experimentar o Pozole, que é tipo uma sopa de milho com carne de porco – comemos muito na viagem no México, e amamos o pozole do Antojitos (vale reservar antes, eles fazem uma vez por semana). Lá você pode experimentar pratos diferentes, como os tamales (lembram a nossa pamonha), e uma grande variedade dos tradicionais, como tacos, totopos, tostadas, quesadillas, nachos e guacamole.

E pra beber, nada como um bom Mezcal! É uma bebida tradicional mexicana, parecida com a tequila, mas muito melhor, na minha opinião. Também é feita do agave, mas com um processo mais complexo e mais artesanal. Pra beber despacito, acompanhando uma cervejinha gelada – nada mais mexicano que isso!

O Antojitos Mexicanos fica no Seminário, pertinho do BDL (Bar Doce Lar). Ah, e “Antojito” significa petisco, aperitivo, comidinha pra ficar beliscando. Vale muito a pena conhecer!

Antojitos Mexicanos: Av. Nossa Senhora Aparecida, 1220, Seminário – @antojitosmexicanoscuritiba

MUSTANG SALLY

O Mustang Sally já é um bar e restaurante tradicional em Curitiba, abriu em 2003. A culinária é Tex Mex (Texana e Mexicana), e o bar tem uma decoração que mistura elementos mexicanos e americanos. É um restaurante estilo diner americano, com aqueles sofás clássicos que com certeza você já viu em muitos filmes.

O cardápio é super variado, e o Mustang acaba de incluir novas opções, tanto de inspiração mexicana quanto texana. Dentre as comidas mexicanas, tem entradas como enchiladas e burritos fatiados, e como prato principal, quatro tipos de nachos, fajitas, quesadillas, tacos e quatro tipos de burritos (incluindo opção vegetariana). São quatro unidades do Mustang Sally em Curitiba: no Cabral, no Batel, e nos shoppings Mueller e Palladium.

Mustang Sally: Cabral (Av. Munhoz da Rocha, 1049), Batel (R. Coronel Dulcídio, 517), Shopping Palladium e Shopping Mueller – @mustangsallybar

Ultimate Nachos do Mustang Sally Bar (crédito fotográfico: Carol Moreno)

 

ZAPATA BAR E TAQUERIA 

O Zapata existe desde 2007, sendo já bem tradicional em Curitiba. O bar alia a comida mexicana ao entretenimento, com um cardápio variado, ambiente todo decorado com elementos mexicanos e apresentações de Mariachis.

São dois bares, um no Centro Cívico, perto do Museu do Olho, e outro no Água Verde, na Avenida dos Estados, uma região cheia de bares. Além dos bares, são 5 unidades da franquia Zapata La Taqueria, em shoppings de Curitiba e São José dos Pinhais (shoppings Estação, Curitiba, Barigui, Jockey e São José).

O cardápio inclui clássicos mexicanos como tacos, nachos, chilaquiles, huevos rancheros, burritos, enchiladas, chimichangas e quesadillas. Nos bares você pode experimentar a Sequência Mexicana por R$ 89,00, com taquitos, pastelitos, tacos, Frango Ranchero, Nachos los Concorrientes e Fajitas Mistas, e aproveitar o Happy Hour com descontos de até 30%. Ah, e você pode escolher o nível de pimenta quando pede teu prato, sendo que o nível três é para os fortes 😉

O Zapata é parceiro do Tour de Boteco (passeio por bares de Curitiba, organizado por essa pessoinha que vos fala) – aliás, se quiser aproveitar, participar do Tour de Boteco é um jeito bem legal de conhecer bares e pessoas diferentes (mais infos no site).

Zapata Bar e Taqueria: Centro Cívico (R. José Sabóia Cortês, 383), Água Verde (Av. Dos Estados, 850) e Shoppings Estação, Curitiba, Barigui, Jockey e São José – @zapatabaretaqueria

Tacos do Zapata Bar e Taquería (crédito fotográfico: Carol Moreno)

 

>> BÔNUS <<

É, vai ter conteúdo bônus! Fiz aqui uma lista de 5 lugares pra comer comida mexicana em Curitiba, mas tem muito mais lugares do que isso! Fica aqui a dica de algumas outras opções bem legais – pelo visto, rende mais um post, né!

O La Santa Bar (bar pequeno e delicioso, no São Francisco, também parceiro do Tour de Boteco), o Taco El Pancho (também já tradicional, serve comida Tex Mex, fica no Batel), o Ítalo Mex (restaurante que serve comida Italiana e Mexicana, fica na Av. Das Torres), o Imix Comida Mexicana (food truck que fica na Feira do Largo da Ordem, aos domingos de manhã).

E aí, tem dicas de outros lugares legais pra comer comida mexicana em Curitiba? Compartilha comigo pelo instagram do Tour de Boteco, vou adorar conhecer.

Veja aqui mais dicas do Tour de Boteco.

PAPO DE BOTECO
PAPO DE BOTECO

Carol Moreno é publicitária e organiza há 8 anos o Tour de Boteco, passeio por bares de Curitiba que já levou 3 mil pessoas para conhecer mais de 100 bares da cidade. Já viajou de mochilão para 51 países, edita o blog de viagem Mochilão Trips e é apaixonada por cerveja artesanal.

* Todo o teor textual e de imagens publicados nesta coluna são responsabilidade deste colunista.

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

Leia também

PUBLICIDADEspot_img

Compartilhe