Botecos, lendas sombrias, histórias locais, cultura afro – aproveite quatro opções de tours que vão acontecer no dia do aniversário de Curitiba
Curitiba completa 332 anos neste sábado, dia 29 – já pensou em comemorar o aniversário da capital paranaense participando de um passeio diferente?
Tour por bares com muita comida de boteco, tour com lendas sombrias, walking tour com histórias e curiosidades , tour sobre a herança preta da cidade…. São quatro opções de tours acontecendo neste sábado em Curitiba.
Walking Tour – Curitiba Free Walking
O Curitiba Free Walking é um projeto cultural realizado por voluntários, que desde 2014 leva os participantes para um passeio a pé pelo centro histórico. São duas horas de caminhada leve, observando construções e detalhes do centro, contando curiosidades e histórias de Curitiba desde sua fundação até os dias de hoje.
O passeio acontece aos sábados, a partir das 11h – o grupo se encontra perto da escadaria do prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade. Neste sábado também vai acontecer o walking tour, para comemorar o aniversário de Curitiba.
O evento é gratuito e o projeto é mantido por doações livres ao final do passeio, conforme a satisfação e o bolso de cada um. Para participar é necessário fazer reserva antecipada no site www.curitibafreewalking.com.
OBS: esta colunista aqui já trabalhou como voluntária guiando o Free Walking também
Mais informações em https://www.instagram.com/curitibafreewalking/

Linha Preta – vivência sobre a história e cultura afro
A Linha Preta convida o público a conhecer e refletir sobre a presença negra na cidade. Durante três horas de caminhada, os participantes exploram o centro histórico e aprendem sobre a chegada dos primeiros africanos à região, suas origens e contribuições.
Criado pelo Centro Cultural Humaita em 2006, o projeto busca valorizar a cultura afro-brasileira e denunciar o apagamento histórico da população negra. A iniciativa teve início em 2009, com um cortejo cultural no Largo da Ordem, e foi batizada oficialmente em 2015.
Inspirada na Linha Vermelha—roteiro turístico que destaca a presença de imigrantes europeus—, a Linha Preta resgata e evidencia a contribuição africana entre os séculos XVI e XIX, frequentemente omitida na narrativa oficial.
A atividade se consolidou como uma importante ação de educação e conscientização, promovendo um olhar crítico sobre a formação da cidade e fortalecendo o reconhecimento da população negra na identidade curitibana.
Neste sábado vai acontecer uma edição especial para o aniversário de Curitiba – as vagas estão esgotadas, mas novas turmas serão abertas em abril.
Interessados podem acompanhar as próximas datas e realizar a inscrição através do link: https://linktr.ee/linhapreta
Mais informações em https://www.instagram.com/linhapreta.curitiba/

Tour de Boteco – passeio por 3 bares com muita comida de boteco
O Tour de Boteco acontece há 9 anos e é feito em três bares, em diferentes regiões da capital paranaense. A edição especial para o aniversário de Curitiba não poderia acontecer em outro local: no coração da cidade, o Centro Histórico.
O grupo de participantes, de até 15 pessoas, vai percorrer 3 bares a pé, e comer comidas de boteco variadas e fartas em cada local visitado. Além de conhecer novas pessoas, comer bem e se divertir, os participantes vão ter a oportunidade de descobrir curiosidades culturais e históricas sobre Curitiba.
“Curitiba tem muitas histórias e curiosidades interessantes – a ideia do tour comemorativo é misturar um pouco da cultura e história local à botecagem. Até porque boteco também é cultura!” conta Carol Moreno, organizadora do Tour de Boteco.

O tour comemorativo acontece no dia 29/mar, sábado, das 17h às 22h, em três bares do Centro Histórico. O passeio vai começar com um mini walking tour pelo Largo da Ordem, para que o grupo conheça algumas curiosidades e histórias de Curitiba. E durante o tour vão rolar brincadeiras temáticas sobre Curitiba.
O primeiro bar visitado no tour vai ser o Oriente Árabe, bar e restaurante de origem árabe do Largo, que vai estrear no Tour de Boteco.
A segunda parada vai ser no tradicional Bar do Alemão – ambos bares representam um pouco da imigração que Curitiba recebeu ao longo dos anos, e vão servir comidinhas de boteco variadas no tour.
E os participantes que tomarem um submarino no Bar do Alemão podem levar pra casa uma lembrancinha especial: uma canequinha do bar, personalizada com a logo do Tour de Boteco.

Pra terminar, o passeio vai ao Alchemia Bar, localizado em frente a um cartão postal de Curitiba, o Relógio das Flores. O bar vai servir sabores bem curitibanos para os participantes do tour.
Para participar da edição comemorativa do Aniversário de Curitiba, é preciso fazer a inscrição antecipadamente pelo site https://tourdeboteco.com. As vagas são limitadas em até 15 pessoas. O valor da inscrição é R$ 149,00 por pessoa, inclui as comidas em todos os bares visitados e a visita guiada por guia de turismo profissional, em português, inglês ou espanhol. As bebidas são à parte.
Mais informações em https://www.instagram.com/tourdeboteco
OBS: quem organiza este passeio é esta colunista aqui

Curitiba Sombria – lendas e histórias sombrias de Curitiba
O tour Curitiba Sombria terá uma edição especial para comemorar o aniversário de Curitiba. As saídas serão no dia 29 de março, às 19h e 21h30. Os passeios da data contarão com kits curitibanos de presente para todos os participantes e com sorteio de um livro do escritor Dalton Trevisan.
Iniciado em outubro de 2024, o tour Curitiba Sombria já levou cerca de 400 curitibanos e turistas para um mergulho na história e nas lendas da capital paranaense.
No passeio, a van circula pelo centro da cidade durante duas horas, enquanto a mediadora, a jornalista Luciana Penante, conta as histórias e lendas dos locais visitados, com o apoio de imagens, paradas imersivas e algumas surpresas. No roteiro eclético, têm vez as igrejas do centro histórico, o cemitério municipal, uma capela velatória, locais que foram – e que ainda são – palco de encontros de sociedades secretas e vários outros endereços, como a casa que teria abrigado uma “bruxa”.

O passeio reúne mais de 30 “causos” da capital paranaense, além de contar fatos de figuras importantes na história da cidade – tanto das amplamente reconhecidas, como o escritor Dalton Trevisan, o “vampiro de Curitiba”, quanto das marginais, como Sipriana, uma mulher negra acusada de bruxaria durante a inquisição, e a travesti Gilda. O tour termina com um final inusitado: uma imersão na noite curitibana, com direito a confraternização no restaurante Gato Preto.
Os participantes embarcam nos fundos da Praça João Cândido e, no final podem degustar a costela premiada do Gato Preto e ouvir as histórias do garçom ‘Polaco’, há 22 anos na casa. Os mais curiosos ainda podem conhecer o misterioso “segundo andar” do local.

Como o nome sugere, o tour aborda temas sombrios, que vão desde a ‘aura’ da capital, até situações que envolvem o pior do ser humano – como violência, escravidão, feminicídio e abuso de substâncias. Quem não gosta de levar sustos pode ficar tranquilo: “Não é um passeio de terror físico, o medo fica por conta das histórias”, revela a criadora. Esta edição especial do tour conta com o apoio do Festival de Curitiba, Curitiba Cult e Vaticano.
As inscrições para o tour de Aniversário de Curitiba são antecipadas pelo Disk Ingresso (a partir de R$ 90 mais taxa da plataforma), pelo link https://www.diskingressos.com.br/grupo/2057/2025-02-22/pr/curitiba/tour-curitiba-sombria.
Mais informações em http://instagram.com/curitiba.sombria / www.curitibasombria.com.br

Veja também: Aqueces Bar reabre as portas em Curitiba